Trabalho Voluntário: motivação para fazer o bem e melhorar o currículo
Pensando em como melhorar o currículo? Sabia que o trabalho voluntário pode ser um ponto positivo?
Início de carreira é sempre complicado, principalmente pelo fato de não se ter muita experiência e principalmente contato com o mercado de trabalho. Fazer um trabalho voluntário, além de oferecer aprendizado, ajuda a desenvolver competências importantes para a construção da carreira, e a expandir o ciclo de amizades. E tem mais, colocar o trabalho voluntário que você faz no seu currículo pode te trazer benefícios.
Por isso, pode apostar sem dúvida em seu trabalho voluntário, para se destacar em meio a tantos currículos enviados, pois este é um diferencial na seleção para o emprego. Mas, é preciso também observar as seguintes posturas:
- Mostrar espírito de liderança;
- Ser proativo;
- Adquirir experiência profissional;
- Focar nas escolhas de projetos;
- Desenvolvimento pessoal;
Ser voluntário conta pontos para o candidato na hora de uma entrevista de emprego, já que estas pessoas, em geral, são pró-ativas, sabem trabalhar bem em equipe, prezam pelo bem estar social e tem uma tendência a serem mais flexíveis, bondosas e bem humoradas.
O trabalho voluntário leva as pessoas a adquirirem experiências pra vida toda, tanto no quesito profissional quanto pessoal. Serão pessoas preparadas para lidar com os problemas, já que enfrentam os desafios das causas sociais.
Outro requisito essencial para as empresas é a ética, solidariedade, responsabilidade, respeito ao próximo, comprometimento, tolerância, características estas que uma pessoa adquire realizando um trabalho voluntário.
Para pessoas que estão iniciando sua carreira profissional ter no curriculum um trabalho voluntário conta muitos pontos a seu favor, pois mostra que você é proativo, pensa no próximo, é determinado um ser mais humano, não ser focado só em dinheiro e sim em ganhar sabedoria e uma experiência única.
Renata Dias

Um comentário:
Parabéns Renata, gostei muito de sua postagem. Isso me lembra das aulas de Fundamentos de RH: "Sorriso..."
Postar um comentário