domingo, 13 de abril de 2014

NA MIRA DAS EMPRESAS



O que as empresas mais procuram hoje no Brasil é a mão de obra qualificada. Mais procuram? Não acham? Se procuram não estão achando! É isso mesmo!

Não é necessário filosofar muito sobre a questão. O Brasil vive uma das épocas em que mais e mais pessoas conseguem fazer faculdades e universidades, porém, embora estes alunos estejam com seu diploma, não são considerados qualificados dentro dos perfis que as grandes empresas procuram.

Neste fim de semana eu estava no II Encontro com Representantes de Classe para representar minha classe de GRH da Faculdade Sumaré-Belém. E uma das questões primeiras que quero colocar aqui para essa formação desqualificada é nosso comprometimento em sala de aula, falta de postura para com a própria informação e a falta de comprometimento com seu futuro. Ouvi um pós doutorado em Administração fazer a seguinte colocação de uma experiência pessoal que teve com um engenheiro que estava trabalhando em um balcão de farmácia (não estou diminuindo a função, e sim, citando que ouvi), fazer a seguinte colocação a este professor:

"Professor, fiz a mesma faculdade que a fulana que estudou comigo, com os mesmos professores, e ela hoje conseguiu sair daqui da farmácia entrou na Multinacional e hoje é diretora do departamento e eu estou aqui neste balcão. Por quê?"

O professor não deu detalhes mas explicitou que muito da questão e do presente deste engenheiro estava em como se portou quando sua obrigação era estudar e se preparar para a oportunidade.

Valorize muito seu tempo de estudo, de preparo. Esse tempo não voltará mais, ele passará. Prepare-se para a oportunidade da vida ou de sua vida. Ganhe tempo focando e se comprometendo com seu futuro fazendo escolhas sensatas no presente: escolha estudar! Seja referência nos seus estudos. Seja competente em sua sala de aula. Seja exemplo na entrega dos trabalhos. Desenvolva espírito de equipe em sua turma de faculdade. Crie situações para conhecer outros colegas de classe. Pois, todas essas e outras competências desenvolvidas e colocadas em práticas em sala de aula, serão utilizadas por toda a sua vida na área profissional, familiar e social.

Você deve estar pensando: "que papo de nerd é esse?" Pode até ser, mas se atentarmos bem, esses caras dificilmente ficam desempregados. Caso continue pensando assim leia bibliografias como a de Steve Jobs, Einstein, livros do Augusto Cury e outros ou veja algumas das decisões tomadas na hora de descontinuar com pessoas em programas como "O aprendiz universitário"  e "O aprendiz", não há desculpa. No final, seu colega de classe poderá ser mais efetivo e competente na oportunidades da vida.

Veja abaixo o que as empresas estão procurando em quais áreas, quais idiomas e habilidades. É uma reportagem da Exame, aqui com nuance para engenharia, mas não deixa de ser uma referência da exigência do mercado. 





William P. Coelho

Referência:

http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/o-perfil-de-profissional-que-as-empresas-querem-em-2014?utm_source=newsletter&utm_medium=e-mail&utm_campaign=news-diaria.html

Nenhum comentário: