quinta-feira, 17 de abril de 2014

O QUE É FEEDBACK?


O termo feedback é originário de ciências como: física, química, biologia e engenharia, entre outras. Trata-se, também, de um conceito fundamental em administração, pois refere-se a uma importante ferramenta gerencial e de liderança.

Observe como o conceito é genericamente aplicado nas demais ciências para compreender sua exportação para o universo da administração:

"Entende-se por feedback o processo (parte de uma cadeia de causa e efeito), onde uma informação sobre o passado influencia um mesmo fenômeno no presente e/ou no futuro, permitindo ajustes que mantenham um sistema funcionando corretamente".

Embora frequentemente traduzido como retroalimentação ou simplesmente "retorno", considero que a melhor maneira de traduzir feedback, para maximizar seu efeito gerencial, é: alimentação!

Feedback é um processo de alimentação que ocorre através do fornecimento de informações críticas para o ajuste de desempenho e performance de uma pessoa.

Devemos entender por informação crítica, aquela que é crucial para o aperfeiçoamento da performance e, portanto, oriunda de uma análise baseada no senso crítico e não no senso comum.

Desta maneira, feedback não é uma opinião que expresse um sentimento ou emoção, mas sim um retorno que alimenta (validando ou invalidando) um dado comportamento ou realização com base em parâmetros claros, objetivos e verificáveis.

Feedbacks versam sobre: desempenhoconduta resultados obtidos através de ações realizadas.

O objetivo fundamental do feedback é ajudar as pessoas a melhorar seu desempenho e performance (desempenho ao longo do tempo) através do fornecimento de informações, dados, críticas e orientações que permitam reposicionar suas ações em um maior nível de eficiência, eficácia, efetividade e excelência!

Devemos observar que o feedback deve ser sempre educativo, jamais punitivo, condição em que perde sua funcionalidade e descaracteriza-se como conceito.

Feedbacks podem e devem ser utilizados como ações de validação e parabenização frente a condutas e resultados positivos; e , claro, também podem e devem salientar equívocos e discrepâncias de desempenho quando ocorrerem. Porém, a prática do feedback deve ser utilizada sempre de maneira construtiva; afinal seria um absurdo imaginar que pessoas que se sintam humilhadas, punidas ou com autoestima rebaixada pudessem se sentir naturalmente motivadas a melhorar sua performance.

Isso não significa que um gerente e/ou líder não tenha que aplicar algum tipo de punição ou restrição durante o exercício da suas competências gerenciais e de liderança, mas evidencia que punição e feedback são conceitualmente e pragmaticamente diferentes!

Normalmente, quando o feedback é bem utilizado, as situações que demandam por qualquer tipo de punição diminuem consideravelmente, até porque a correta utilização do feedback é preventiva e elimina um considerável número de situações que evoluiriam para um nível crítico, na ausência de orientação e correção.

Daí a importância da aplicação constante de feedbacks ao longo do tempo, lembrando que sua eficácia é tanto maior quanto mais próximo esteja da ocorrência que lhe deu origem. Esperar demais para fornecer feedback agrava as situações que precisam ser corrigidas e enfraquece o melhor momento para comemorar vitórias obtidas!

Para que um feedback tenha êxito, duas condições essenciais e interdependentes precisam estar presentes:


  1. Uma relação de confiança entre as partes. 
  2. Uma relação de respeito entre as partes.

10 dicas para fornecer feedback de maneira adequada:


1) Jamais viole o princípio da confiança.

2) Jamais viole o princípio do respeito.

3) Jamais contradiga ou desrespeite o princípio da ética.

4) Verifique qual o tipo de feedback específico adequado (validação ou correção).

5) Não confunda desabafo de emoções e sentimentos com feedback.

6) Tenha muito claras as causas e o objetivo do feedback.

7) Verifique qual o momento mais apropriado para o feedback.

8) Verifique qual a forma mais adequada para o feedback (sempre que possível pessoalmente).

9) Verifique com atenção se é melhor falar a sós ou com a participação de outros envolvidos (jamais exponha a constrangimentos).

10) Certifique-se de que sua mensagem foi clara e bem compreendida!

O líder gera no liderado o desejo por feedback, o não-líder gera aversão a feedback!


               10 dicas para receber feedback de maneira adequada:





1) Demonstre e comunique sua confiança e interesse em receber feedback.

2) Ouça-os com atenção e respeito, mesmo que discorde a prioridade.

3) Mantenha a ética com relação a outros envolvidos.

4) Se receber um feedback positivo lembre-se de agradecer e dar créditos aos que o tenham ajudado a obter este resultado.

5) Se receber um feedback negativo não se esquive das responsabilidades, aceite-as.

6) Se receber um feedback injusto verifique se o momento e o estado emocional do interlocutor são favoráveis para a sua contra argumentação.

7) Não confunda emoções e sentimentos pessoais com profissionalismo, concentre-se nos fatos.

8) Entenda toda e qualquer crítica como possibilidade de crescimento e evolução, mesmo que seja nos quesitos de tolerância e paciência.

9) Verifique se compreendeu com clareza o que lhe foi colocado, agradeça e comprometa-se a refletir e rever o que for necessário!

10)Mantenha discrição e sigilo sobre o feedback recebido.

O profissional em busca de excelência não espera para receber feedback, solicita-os sem receio ou vaidade. 
 Feedback é uma ferramenta de alto impacto e quando corretamente utilizada possui a potencialidade de maximizar resultados positivos e reverter resultados negativos.

Saber fornecer e receber feedback é uma arte que diferencia em larga escala aqueles que a aprimoram.

Jamais nos esquecemos de alguém que nos forneça um feedback que nos ajude a crescer!


  5 mitos sobre o feedback




  • 1º: feedback são desperdício de tempo:

Realidade: O feedback fornece uma riqueza de informações úteis – se você também fizer perguntas.
Uma boa conversa sobre o seu trabalho e como se relaciona com a equipe aprimora os objetivos do departamento e da empresa. Você pode usar a revisão para calibrar suas expectativas e aprender a melhorar o seu desempenho.

Dica: mesmo que você já esteja fazendo um bom trabalho, leve sugestões específicas de melhoria, e pergunte ao seu gestor como ele pode ajudá-lo a alcançá-las. No entanto, se o que deseja é atribuir mais tarefas ou desenvolver mais a sua carreira, tenha essa conversa com seu gerente em uma reunião separada.
  • 2º: o feedback trará somente grandes (e más) surpresas

Realidade: Se estiver pedindo retorno sobre suas tarefas periodicamente- mesmo de forma informal- você não deve se surpreender durante a avaliação anual, por exemplo.

Dica: Seja ativo em solicitar feedback durante o ano todo. Se ainda restar alguma dúvida sobre o seu desempenho, peça ao seu gestor mais freqüência e objetividade.
  • 3º: feedback significa aumento de salário

Realidade: mesmo que o aumento for baseado no seu desempenho, ele não vai acontecer de um dia para o outro. Costuma ser planejado muito antes e informado a você apenas quando estiver tudo acertado.
Por mais que o seu gerente queira aumentar o seu salário, as empresas definem os orçamentos para as áreas e as aprovações para aumentos salariais precisam ser consultadas.

Dica: você ainda pode usar a análise para saber quando (ou se) vai receber o aumento.
  • 4º: devo refutar todo feedback negativo sobre mim

Realidade: Não dispute as críticas, a menos que sejam baseadas em informações imprecisas.

Dica: Ouça sem ficar na defensiva, dar desculpas ou argumentos para diminuir suas falhas.
Uma vez que você tenha esclarecido o problema e corrigido qualquer erro, fale com seu gestor sobre o desenvolvimento de soluções específicas para lidar com o problema ou melhorar o seu desempenho.
  • 5º: o que meus colegas de trabalho pensam de mim não importa

Realidade: Os colegas de trabalho oferecem uma visão mais clara de seu desempenho nas atividades cotidianas e podem sim serem questionados pelo superior sobre isso.

Dica: Para saber sobre sua reputação com os colegas, pergunte! Faça mais por eles! É possível que falem coisas ruins, neste caso confronte, tente esclarecer sempre os mal-entendidos.


Concluindo:

O feedback, é a aceitação do próximo; são conceitos e ações interligados e interdependentes. O sucesso das suas ações pessoais e profissionais dependem da sua maturidade emocional e do uso correto das atitudes por trás destes conceitos.

O conceito é ampliado deve ser um retorno motivacional onde se procura posicionar, estabelecer metas de aperfeiçoamento, mostrar caminhos e reconhecer aspectos técnicos e comportamentais.



                                                                    Renata Dias

Referência:

http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/o-que-e-feedback/64884/

http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/dicas-emprego/5-mitos-sobre-o-feedback






Nenhum comentário: