
Metanóia, do grego 'μετάνοια': é uma mudança de mente que conduzirá a pessoa a uma mudança de comportamento que, naturalmente, afetará suas ações.
Um dos maiores
desafios de um RH estratégico é a mudança de uma empresa pequena familiar para
iniciar uma mentalidade de empresa grande e, ainda que no comando da família,
com uma gestão mais formal e focada.
Trabalhar as
bases existem dentro das colunas de planejamento, organização, liderança e
controle com toda uma equipe que antes estava acostumada a agir mais de forma
empírica do que técnica é um desafio, muitas vezes, colossal. Por isso, quando
uma empresa se dá conta que não está competitiva ao mercado, a primeira solução
é a troca de toca a equipe. Trocar supervisores ou parte da equipe mantendo os
supervisores sempre será um desafio já que raízes do sistema antigo ainda
existem.
Envolver essas
pessoas, capazes e talentosas, neste processo de mudança é um trabalho de
investimento. Ver nelas potencial para mudança é essencial para o gestor de RH.
Campanhas, treinamentos, motivacionais, palestras internas serrão ferramentas
importantes nesse processo de “metanóia” profissional. Não adianta bater de
frente, tentar explicar apenas. É necessário investir em uma NOVA MENTALIDADE
para que os cooperadores tenhas novos comportamentos ou novas atitudes.
Essa postagem
que incentiva a paciência dentro de um processo de “metanóia” não é a linguagem
de Holding’s, Multinacionais e outras grandes empresas similares. Por já estarem
em um ponto no mercado de grande competitividade a resposta a ela tem que ser
rápida. Mas a você gestor de RH em uma empresa e de pequeno ou médio porte,
essa realidade de investimento pode ser factível e necessária para evitar turnover dentro da empresa. Os custos
com realocações, recrutamentos novos e processos de seleção, como tempo e
treinamentos, podem ser redirecionados para uma mudança de mentalidade. É certo
que uma peças, ou pessoas irão sair, mas procure identificar os talentos que
realmente a empresa precisa e invista nelas. Não há como mudar culturas sem
antes haver um choque entre elas dentro de uma empresa, os artefatos, valores e
pressupostos de uma pessoa ou equipe são situações, princípios ou crenças que
foram construídos na maioria das vezes sem o acompanhamento do líder ou dono, a
empresa foi gerida, muitas das vezes, na distância do dono e na companhia dos funcionários.
Não iremos mudar uma cultura de anos em um ano. Mas, se trabalharmos com foco,
sabedoria, respeito fazendo com que todos esses elementos construam algo novo,
certamente colheremos nestas pessoas novos frutos de comportamento.
Meu conselho:
ninguém mudará nada sem antes darem a você credibilidade. Acredite neles, e
permita que eles acreditem em você!
Pense nisso!
William Coelho
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