sábado, 29 de março de 2014

CONTE UMA HISTÓRIA IMPORTANTE



Nesta semana, buscando meios e formas para entender um pouco mais o que estamos estudando, enquanto andava eu dentro de uma banca de jornais, uma revista me arrebatou a atenção com a seguinte chamada: 

“Conte uma história importante: Faça a contabilidade.”

É sobre ela que vou me enveredar e espero que o professor Djalma me desculpe se sair um pouquinho fora.

O objetivo da postagem é falar do valor da contabilidade na vida de um taxista até a vida de uma pessoa jurídica. E a mesma, é matéria importantíssima para quem faz ou irá fazer GRH. Números sempre terão seu lugar na vida de quem faz gestão de pessoas numa empresa e nada melhor do que um profissional com visão holística, que vê além dos silos, para resolver problemas de negócio. Mas vamos a contabilidade já que comprei a revista, não é mesmo!!!!

Contabilizar ou fazer um balanço patrimonial é mais que números em células e colunas dentro do Excel, segundo o artigo na revista Cálculo Matemática para todos, comenta:

“Muita gente acha que fazer a contabilidade de um empreendimento quer dizer anotar números na coluna de créditos e na de débitos. OK, isso também, mas, principalmente, quer dizer resumir a história do empreendimento de jeito inteligente.”

Ou seja, por meio da contabilidade podemos ver o balanço patrimonial de pessoas físicas e pessoas jurídicas. O professor Djalma diz que contabilidade é que nem namoro: tem que ter atitude para começar, tempo para gostar e estar junto para se conhecer... é isso mesmo! Na GRH temos que entender essa importante ferramenta que fotografa o momento da empresa e passar tempo, isto, praticar, para entende-la mais.

Neste momento - me refiro a pratica do fazer e acontecer -  duas informações irão aparecer para fazer a leitura desse momento: o balanço patrimonial e a demonstração de resultados do exercício. Irei apenas pincelar a definição dos dois aqui e mencionar elementos importantes para a composição do balanço.

Então:

1)      Balanço Patrimonial (BP) – é o conjunto dos bens, deveres e obrigações de uma empresa ou, se for o caso, de uma pessoa física.

2)      Dentro do BP, temos (irei apenas mencionar):
a.       Ativo – onde colocamos os bens mais diretos. Subdivididos em:
                                                               i.      Ativo Circulante
                                                             ii.      Ativo não Circulante
b.      Passivo – é onde colocamos nossas obrigações, traduzindo... dívidas, também subdivididos em:
                                                               i.      Passivo Circulante
                                                             ii.      Passivo não Circulante
c.       Patrimônio Líquido – é definido como o investimento do capital dos sócios e mais ou menos as variações do lucro (+) e prejuízo (-).

3)      Demonstração de resultados do exercício – diferentemente do BP, ele traz todas as informações bem detalhadas ( o que ajuda a compor o BP de forma pontual).

Modelo:

http://monitorandoturismo.blogspot.com.br/2011_05_01_archive.html


Bem, meu propósito aqui é mencionar essa etapa ou momento do GRH para você leitor ou a você gestor de talentos. Não dá para avançar na carreira com qualidade sem o conhecimento, ainda que fundamental, da contabilidade na área do BP. Leve essas aulas a sério, caso contrário (#ficaadica), seu colega de sala, pode preencher a vaga de emprego que era para você, por CONTAR UMA HISTÓRIA IMPORTANTE!

Quero fechar com mais um testículo do artigo:

"O brasileiro não tem a cultura de fazer ou encomendar demonstrações contábeis. '"Ele nunca aprendeu a usar um balanço..."

Bem antes dessas aulas, eu era um, e você de qual time fará parte?



Referência



COELHO, William P.. Conte uma história importante. Revista Cálculo Matemático para todos. Edição 38. Março/2014. Artigo: "Fazer a Contabilidade" significa "Conta uma história". Páginas 26 a 29.

Nenhum comentário: